Como funciona a manutenção de veículos do transporte coletivo na Biguaçu Transportes Coletivos

NOTÍCIAS

Como funciona a manutenção de veículos do transporte coletivo na Biguaçu Transportes Coletivos
biguaçutransportes - checagem - manutençãopreventiva - limpeza

Quando utilizamos ônibus no dia a dia, acabamos vendo de perto o trabalho de motoristas, cobradores e fiscais. No entanto, existem outros trabalhadores que fazem os ônibus circularem nas melhores condições possíveis todos os dias, prevenindo de quebras, garantindo a segurança e a limpeza dos ônibus

Na Biguaçu Transportes Coletivos, existem pessoas que trabalham diariamente para garantir esses pilares. Há colaboradores cuidando da manutenção preventiva, limpeza dos ônibus, além de uma equipe de mecânicos, eletricistas, funileiros e pintores que trabalham na manutenção corretiva. O restante da equipe se divide em manobra, chefia e almoxarifado. 

O que é manutenção preventiva e como ela é feita?

A manutenção preventiva é o que garante a segurança dos usuários do transporte coletivo. O intuito desse tipo de manutenção é evitar a quebra dos ônibus. Segundo Marcos Aurelio Panichi, gerente de manutenção na Biguaçu Transportes Coletivos, "desde 2011 foi implementado um sistema com uma equipe especializada na área da manutenção preventiva”. 

A  equipe que realiza esse trabalho é responsável por avaliar, a partir de um checklist, todas as engrenagens e peças que fazem um veículo funcionar. Nessa checagem, é realizado um diagnóstico que vai desde a troca de óleo até a carroceria. 

Carros da Biguaçu na garagem aguardando manutenção.

Carros da Biguaçu na garagem aguardando manutenção.

Essa atividade é realizada periodicamente, de acordo com a quilometragem estabelecida. A cada 6.250 km rodados, o veículo deve ser encaminhado para a manutenção preventiva. Caso seja encontrado algum problema, o carro é enviado para a manutenção corretiva, onde é realizado o conserto.

Na Biguaçu Transportes Coletivos são checados de 8 a 10 veículos por dia, onde o encarregado da manutenção preventiva envia para os responsáveis pelo tráfego quais ônibus estão precisando de manutenção, não permitindo a saída desses veículos antes que ele passe pela checagem. 

E se o ônibus quebrou em linha?

Para a Biguaçu, a prioridade é atender ao usuário. Quando um ônibus quebra em linha (durante um trajeto), a primeira medida é enviar outro veículo para finalizar a viagem daqueles passageiros. Em seguida, o guincho ou uma unidade móvel é enviada ao local para realizar o conserto ou a manutenção de garagem.  

Como os profissionais são qualificados? 

Na Biguaçu Transportes Coletivos, pessoas que já trabalhavam na empresa são treinadas para assumir suas funções. Por exemplo, caso um mecânico muito capacitado peça demissão, nós procuramos alguém tão qualificado quanto ele para assumir seu posto. Caso ninguém na empresa possua o mesmo grau de conhecimento, se contrata alguém com a qualificação desejada. 

Manutenção no motor de um dos ônibus da frota Biguaçu.

Manutenção no motor de um dos ônibus da frota Biguaçu.

Para a qualificação dos profissionais que já são funcionários da Biguaçu, também existem diversos treinamentos e até palestras de fornecedores, buscando treiná-los para realizar a manutenção da melhor maneira. 

E a limpeza?

A limpeza também faz parte do processo de manutenção dos veículos. Todos os dias, todos os carros são limpos e higienizados internamente, seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19. Essa limpeza acontece no período da noite. Além disso, todos eles são lavados externamente, especialmente em dias chuvosos ou quando passam por locais com muita poeira. “Com certeza, quando encontram um ônibus com sujeira é porque algo aconteceu durante o dia", afirma Panichi. 

Ônibus da Biguaçu durante lavagem externa.

Ônibus da Biguaçu durante lavagem externa.

A dedetização da frota também ocorre semestralmente, de acordo com a norma seguida pela empresa. Além disso, os ônibus que possuem condicionadores de ar são designados para a higienização dos aparelhos a cada quatro meses. 

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.