Perguntas frequentes sobre o Aplicativo KIM

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Perguntas frequentes sobre o Aplicativo KIM

Tenho um prazo para instalar o aplicativo?

Não. Você pode continuar comprando créditos com dinheiro, mas é altamente recomendado que instale e utilize o aplicativo pela praticidade que ele proporciona. 

Posso usar o aplicativo com qualquer cartão de ônibus? 

Todos os usuários do transporte coletivo que utilizam linhas operadas pela Biguaçu Transportes poderão baixar e cadastrar-se no aplicativo para, em breve, ter acesso aos horários e previsão de chegada do ônibus nas paradas de ônibus. 

Mas, os usuários que utilizam o cartão Grande Floripa + Integrada, nas modalidades Cidadão ou Estudante, podem ainda adquirir créditos para o seu cartão com a facilidade das mais modernas formas de pagamento. 

Usuários de cartões de gratuidades (Idosos, Especial ou Professores) podem usar o aplicativo mas não precisam cadastrar seu cartão. No caso do Vale Transporte, quem solicita os novos cartões é o empregador. 

Como cadastrar meu cartão no aplicativo?

Com o aplicativo KIM instalado, ou através do site, acesse o item Cadastrar Cartão de Transporte, selecione a cidade (Grande Florianópolis/SC), selecione a operadora, digite o número do seu cartão de transporte e finalize o cadastro. 

Assista abaixo um vídeo rápido de como cadastrar seu cartão.

Cadastrei meu cartão, como sei se já foi liberado?

O cadastro do cartão não requer liberação. Uma vez cadastrado, será possível ver uma imagem do seu cartão no aplicativo KIM. 

Como faço para recarregar meu cartão? 

Você pode colocar créditos no seu cartão clicando em Recarga de Transporte, selecionar o valor desejado e escolher a forma de pagamento: cartões de crédito e débito, boleto bancário, realizar uma transferência ou depósito bancário, com posterior envio de comprovante ou até mesmo um pix do tipo copia e cola. São aceitos valores entre R$10,00 e R$300,00. 

Então não consigo mais recarregar meu cartão com dinheiro? 

Ainda é possível realizar recargas em dinheiro nos pontos físicos antigos, que continuam funcionando normalmente: sede do Metropolis próximo ao TICEN, guichê de atendimento na Plataforma D do TICEN ou na Rodoviária de Biguaçu. 

Recarreguei meu cartão pelo aplicativo mas ainda não recebi os créditos. 

Se você completou o processo de compra do crédito e a compra já tiver sido aprovada (o que pode ser conferido verificando o status do pedido no seu aplicativo) falta apenas habilitar a carga para o seu cartão. 

Faça isto aproximando seu cartão do validador (equipamento vermelho nos ônibus ou na fachada do Metropolis) e os créditos estarão disponíveis para seu uso. No aplicativo, o valor do saldo passará de: "Saldo a ativar" para "Saldo atual".

Atenção: ao passar o cartão no validador do ônibus, ao mesmo tempo que a carga é habilitada também será debitada a tarifa da viagem. Para apenas habilitar a carga sem débito da tarifa, utilize o validador que se encontra instalado na fachada do Metropolis.

Assista abaixo um vídeo rápido sobre as formas de consultar seu saldo. 

Quais os benefícios diretos de usar o novo aplicativo?

Você agiliza o processo de compra de créditos, tem na palma da mão acesso ao seu saldo, pode emitir seu extrato, bloquear seu cartão e ser atendido por chat. Para saber que horas seu ônibus vai passar, é possível ver o mapa dos pontos de ônibus e saber quais linhas passam por ele, assim como favoritar tanto os pontos quanto as linhas.

Quais os próximos recursos que serão lançados no aplicativo?

Os principais recursos previstos são o mapa de rotas (itinerário) em tempo real e o pagamento por QRCode diretamente no ônibus, além de outras funções.

Onde eu posso baixar o aplicativo para o meu celular?

Se você usa celulares Samsung, LG, Motorola, Xiaomi ou outros com sistema operacional Android, acesse o Google Play (clique aqui).

Mas, se você usa smartphones da Apple com sistema operacional iOS, acesse a Apple Store (clique aqui). 

E se tiver problemas, com quem posso buscar suporte?

Para o suporte ao uso do Aplicativo KIM, depende do problema encontrado.

Em casos em que o pagamento já foi confirmado mas o crédito ainda não entrou no aplicativo, você pode solicitar ajuda ao Metropolis ou pelo próprio WhatsApp da Biguaçu: (48) 3954-7200.

Para outros problemas com o aplicativo e/ou pagamento não confirmado, orientamos que solicite ajuda pelo chat do próprio aplicativo ou ao SAC do App KIM.

A função está no canto direito inferir "Menu". Depois, clique em "SAC" e preencha seus dados e itens que está com problemas.

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.