Os municípios da região da Grande Florianópolis: conheça essas histórias

NOTÍCIAS

10/03/2020
Os municípios da região da Grande Florianópolis: conheça essas histórias

Muita gente que mora na Grande Florianópolis não conhece a história das cidades da região. Pensando nisso, buscamos conhecer o surgimento das cidades que nossa empresa atende para contar a você, nosso usuário, um pouco da memória dessas cidades.

Biguaçu

A história de Biguaçu tem início no ano de 1748, quando os portugueses do arquipélago dos açores chegaram e começar a ocupar a terra de “São Miguel da terra da firme“. Além dos Açorianos, outros dois povos ocuparam a região de Biguaçu: os negros africanos e os alemães vindos de Bremen. Vários povoados foram surgindo depois, como os Tijuquinhas, Armação da Piedade, Ganchos, Biguaçu Três Riachos e outros. Em 1816, apareceram povoadores em Três Riachos: Manoel Couto e Narciso Pereira. O segundo núcleo, eram povoados alemães que se instalaram no Alto Biguaçu, Rachadel, Santa Maria e Três Riachos. Os núcleos de São Miguel e Alto Biguaçu são os povoados que originaram o atual município. Em 1849, a sede do município de São Miguel é transferida para o Centro de Biguaçu.

Existem diversas explicações para o nome Biguaçu. Uma delas afirma que o nome é de origem indígena e significa Biguá Grande. Biguá é um pássaro aquático que pode ser encontrado no rio Biguaçu. Outra versão afirma que o nome vem de uma árvore, popularmente chamada de Baguaçu. Existe ainda uma explicação que um jornalista, com ajuda de um especialista em tupi guarani encontrou. Segundo eles, Biguaçu tem origem da palavra “guambygoasu”, palavra utilizada pelos índios carijós que significa “Grande cerca de paus” ou “Cerca Grande”.

Palhoça

Na época do descobrimento, houve uma divisão dos territórios americanos entre espanhóis e portugueses. O Brasil ficou com Portugal. No entanto, embora houvesse o Tratado de Tordesilhas, alguns territórios sofriam ataques dos espanhóis. Um desses locais, era a Ilha de Santa Catarina. Para se proteger desses ataques, os portugueses criaram várias artimanhas. Uma delas, foi a criação de um refúgio em terra firme - como era chamado o continente na época.

O governo construiu então diversas Palhoças - cabanas - para guardar farinha na estrada que ia para Lages. Por conta da estrada, que ligava o continente a lages, foi se instalando um povoado mais ao sul, onde é hoje o Centro da Cidade de Palhoça.

Até 1833, Palhoça pertencia a Florianópolis. Nesse ano passou a pertencer a São José, quando a cidade foi criada. Em 1894, Palhoça é elevada à categoria de Município. Depois transforma-se em comarca, e por fim, em 1919 torna-se cidade.

São José

O Município de São José é o quarto mais antigo de Santa Catarina. Sua história começa com vinda de 182 casais do arquipélago dos Açores para São José da terra firme. Devido ao seu crescimento populacional, em 1756 foi elevado à categoria de freguesia. No entanto, com a invasão espanhola, em 1777, muitos moradores foram para o interior do estado, com medo de represálias.

Ao fim do domínio espanhol, muitos moradores voltaram para o litoral. Essa situação foi responsável por trazer imigrantes de outras nacionalidades, como os alemães, para a região, sendo o município vizinho, São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã do Brasil. Em 1833, São José se torna um município.

Governador Celso Ramos

O município de Governador Celso Ramos tem início no ano de 1739, quando Brigadeiro Silva Paes iniciou seu governo na capitania de Santa Catarina. Entre 1740 e 1742, bem próximo a Freguesia de São Miguel, foi instalado um núcleo de captura de baleias, denominado “Armação Grande”. Nesse local, foram construídos casas-grandes, senzalas armazéns, hospitais, etc…

Em 1745, colonizadores vindos dos Açores e da Ilha da Madeira, atraídos pelo comércio de baleia se instalaram no local. Com a decadência da pesca da baleia, o território sofre grande evasão de pessoas. Já Ganchos - primeiro nome do município de Governador Celso Ramos - começou a crescer.

Antônio Carlos

A região ao Alto de Biguaçu, antes da chegada de alemães era habitada por Portugueses e Negros Africanos. No ano de 1830, chegam alguns alemães e desbravam a planície do Rio Louro, dando o pontapé inicial para o que viria a ser o município de Antônio Carlos.

Sua criação oficial foi em 1963, quando foi emancipado da cidade de Biguaçu. E seu nome é uma homenagem a Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, político mineiro que teve grande atuação na revolução de 1930.

O município ainda mantém características marcantes da colonização como fé, cultura familiar, culinária, etc…

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os municípios da região da grande Florianópolis? Você pode conhecer cada cantinho com os ônibus da Biguaçu Transportes Coletivos. Confira os locais atendidos em nosso site, seja para ônibus convencionais com para nossa linha executiva (Executive Class).

Conheça-nos um pouco melhor!

Localizada na Av. Santa Catarina, nº 967, no bairro Estreito em Florianópolis - SC, a Biguaçu Transportes Coletivos tem orgulho de fazer parte da sua história desde 1947.

Conheça mais sobre a empresa.