Como funciona a manutenção de veículos do transporte coletivo na Biguaçu Transportes Coletivos

NOTÍCIAS

22/11/2019
Como funciona a manutenção de veículos do transporte coletivo na Biguaçu Transportes Coletivos
biguaçutransportes - checagem - manutençãopreventiva - limpeza

Quando utilizamos ônibus no dia a dia, acabamos vendo de perto o trabalho de motoristas, cobradores e fiscais. No entanto, existem outros trabalhadores que fazem os ônibus circularem nas melhores condições possíveis todos os dias, prevenindo de quebra, garantindo a segurança e a limpeza dos ônibus. 

Na Biguaçu Transportes Coletivos, 82 pessoas que trabalham diariamente garantindo esses pilares. Dentre esses colaboradores, 8 pessoas cuidam da manutenção preventiva, 20 pessoas cuidam da limpeza dos ônibus, além de uma equipe de 20 mecânicos, eletricistas, funileiros e pintores que trabalham na manutenção corretiva. O restante da equipe se divide em manobra, chefia e almoxarifado. 


O que é manutenção preventiva e como ela é feita?
A manutenção preventiva é o que garante a segurança dos usuários do transporte coletivo. O intuito desse tipo de manutenção é evitar a quebra. Segundo Marcos Aurelio Panichi, gerente de manutenção na Biguaçu Transportes Coletivos “desde 2011 foi implementado um sistema com uma equipe especializada na área da manutenção preventiva”. 

A  equipe que realiza esse trabalho é responsável por avaliar, a partir de um checklist, todas as engrenagens e peças que fazem um veículo funcionar. Nessa checagem, é realizado um diagnóstico que vai desde a troca de óleo até a carroceria. 

Essa atividade é realizada periodicamente, de acordo com a quilometragem estabelecida. A cada 6250 km rodados, o veículo deve ser encaminhado para a manutenção preventiva. Caso seja encontrado algum problema, o carro é enviado para a manutenção corretiva, onde é realizado o conserto.

Na Biguaçu Transportes Coletivos são checados, de 8 a 10 veículos por dia, onde o encarregado da manutenção preventiva envia para os responsáveis pelo tráfego quais ônibus estão precisando de manutenção, não permitindo a saída desses veículos antes que ele passe pela checagem. 

Mas e se o ônibus quebrou em linha?
Para a Biguaçu a prioridade é atender ao usuário. Então, quando um ônibus quebra em linha, a primeira medida que se toma é enviar outro veículo para finalizar a viagem daqueles passageiros. Em seguida, o guincho ou uma unidade móvel é enviada ao local para realizar o conserto. 

Como são qualificados os profissionais? 
Em geral, na Biguaçu Transportes Coletivos, pessoas que já trabalhavam na empresa vão sendo treinadas para assumir os cargos. Por exemplo, caso um mecânico muito capacitado peça demissão, nós procuramos alguém tão qualificado quanto ele para assumir seu posto, caso ninguém na casa possua o mesmo grau de conhecimento, se contrata alguém com a qualificação desejada. 

Para a qualificação dos profissionais que já são funcionários da Biguaçu, também existem diversos treinamentos e até palestras de fornecedores, buscando treiná-los para realizar a manutenção da melhor maneira. 

“Estou na Biguaçu há 16 anos e adquiri o conhecimento de mecânica aqui na empresa. É muito gratificante quando estamos andando na rua e não vemos nenhum ônibus da empresa quebrado. As quebras são tão poucas que, às vezes, passamos dias sem precisar fazer socorro na linha e o guincho nem sai da garagem.” Afirma, Osmar, encarregado da manutenção.

E a limpeza?
A limpeza também faz parte do processo de manutenção dos veículos. Todos os dias, todos os carros são limpos internamente. Essa limpeza acontece no período da noite. Além disso, todos eles também são lavados externamente, especialmente em dias chuvosos ou quando passam por locais com muita poeira. “Com certeza, quando encontram um ônibus com sujeira é porque algo aconteceu durante o dia” afirma, Panichi. 

A dedetização da frota também ocorre semestralmente, de acordo com a norma seguida pela empresa. Além disso, os ônibus que possuem condicionadores de ar também são designados para a higienização dos aparelhos a cada 4 meses. 

Marcos Aurelio Panichi, finaliza “Nossa missão é não deixar o ônibus quebrar e garantir a segurança do usuário”. 

Conheça-nos um pouco melhor!
Localizada na Av. Santa Catarina,nº 967 bairro Estreito em Florianópolis/SC, a Biguaçu Transportes Coletivos tem orgulho de fazer parte da sua história desde 1947. 

Conheça mais sobre a empresa.