Acessibilidade nos ônibus da Biguaçu Transportes Coletivos

NOTÍCIAS

Acessibilidade nos ônibus da Biguaçu Transportes Coletivos

“O direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso”. Isso é o que rege a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/15), no artigo 46. 

Em compromisso com a lei e com os cidadãos, a Biguaçu Transportes Coletivos tem ônibus acessíveis, com elevador para cadeira de rodas, código Braille nos botões de parada e assentos preferenciais. Continue a leitura para entender como funcionam e quais são as formas de acessibilidade nos ônibus da Biguaçu

Acesso para cadeira de rodas

Na maioria dos ônibus da empresa, a escada da porta central também é um elevador de acesso. Ao parar no ponto ou no terminal, o motorista desce do ônibus e aciona o elevador: os dois degraus da escada ficam no mesmo nível, formando uma plataforma, onde a pessoa com cadeira de rodas se posiciona. A plataforma é elevada e a pessoa entra no ônibus, direto para a área reservada para a cadeira. 

 

 

É importante que essa área fique livre nesse processo, para que a pessoa possa se deslocar com facilidade. A cadeira fica travada com o cinto de segurança, para não se movimentar durante o trânsito do ônibus. Nessa mesma área, há um assento para acompanhante e um botão de parada ao alcance da pessoa na cadeira de rodas. 

O processo de subir a cadeira para o ônibus leva um tempo maior que as outras paradas. Por isso, a colaboração e a paciência do motorista e dos outros passageiros é fundamental. 

O setor de tráfego da empresa analisa a necessidade específica dos usuários e, mediante contato da pessoa com cadeira de rodas por telefone, WhatsApp ou e-mail, informando que precisará do ônibus com elevador, é realocado um veículo acessível para aquela linha e horário. 

Acesso para cegos

A área reservada para a cadeira de rodas também é destinada a pessoas cegas com cão guia, por causa do espaço maior disponível e pelo assento de acompanhante. Além disso, todos os botões de parada têm código Braille. 

 

 

Assento preferencial

Os assentos amarelos são destinados a pessoas com prioridades por lei. Além de gestantes e idosos, o assento preferencial é destinado para pessoas com deficiência, pessoas obesas e qualquer outra que esteja com a mobilidade reduzida. 

 

 

Caso você não seja uma pessoa com deficiência, procure não ocupar os assentos preferenciais e a área reservada, para que se mantenham disponíveis a quem realmente precisa. 

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.