Sabedoria a bordo: idosos nas linhas da Biguaçu, tudo o que você precisa saber

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Sabedoria a bordo: idosos nas linhas da Biguaçu, tudo o que você precisa saber
Idosos

Nossos ônibus não são apenas veículos que nos levam de um ponto a outro. São espaços de troca, de histórias e de vida. E quem mais nos enriquece com essas jornadas do que nossos passageiros mais experientes? Os idosos, com sua bagagem de conhecimento, maturidade e, acima de tudo, felicidade, trazem um toque especial a cada viagem.

Sua presença nos inspira a criar um ambiente mais acolhedor, onde a gentileza e o respeito são a base da nossa relação. É com grande satisfação que celebramos a companhia dos idosos em nossos transportes, reconhecendo a importância de proporcionar uma experiência segura e confortável para todos.

Por isso, abaixo destinamos várias informações para o uso do transporte coletivo nas linhas da Biguaçu Transportes Coletivos para este público tão especial. 

 

Assentos preferenciais para idosos

Os assentos preferenciais em transportes coletivos existem desde que a Lei N° 10.048 entrou em vigor, em 8 de novembro de 2000. Ela surgiu com objetivo de dar maior conforto, segurança e prioridade em diversos locais para as pessoas que necessitam.

Segundo a lei federal, pelo menos 10% dos assentos do transporte coletivo devem ser destinados a esse grupo. No entanto, essa porcentagem pode ser maior de acordo com o estado.

É importante lembrar que os passageiros com direito ao assento preferencial não são isentos de pagar a passagem. A gratuidade do sistema é somente para crianças que ainda não completaram 5 anos e que permancem no colo dos pais, sem ocupar assento e idosos com 65 anos ou mais.

 

Cartão do Idoso

Assentos preferenciais para idosos

 

Emissão do Cartão do Idoso:

  • Público-alvo: usuários com 65 anos ou mais;
  • Procedimento: comparecer à sede da Metropolis no TICEN munido de documento de identidade e comprovante de residência para emissão imediata do cartão.

Disfunção do cartão:

  • Procedimento: dirigir-se à sede da Metropolis no TICEN para solicitar análise e, se necessário, emissão de segunda via;
  • Custos: a emissão de segunda via por dano causado por mau uso está sujeita a cobrança.

Perda ou furto:

  • Procedimentos: comunicar a perda ou furto à sede do Metropolis no TICEN por telefone - (48)3380-4900 - ou presencialmente para bloqueio e solicitação de segunda via;
  • Custos: a emissão de segunda via em caso de perda está sujeita a cobrança.

Utilização do cartão:

  • Benefícios: permite o acesso aos transportes por meio da catraca;
  • Documentação: em caso de comprovação de idade apenas por documento de identidade, o usuário deverá ocupar as poltronas anteriores à catraca.

Também possuem gratuidade no transporte coletivo:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Autistas;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoa acompanhada de criança de colo;
  • Obesos.

Leia detalhes em nosso artigo específico sobre este tema: Lei do assento preferencial: Quem tem direito e porque os assentos devem ser respeitados. 

Por conta de todos esses motivos, a empresa que faz a operação do transporte coletivo deve orientar os passageiros para que respeitem os assentos preferenciais, assim como os usuários devem respeitar o uso previsto em lei destes assentos. 

 

Um transporte coletivo para todos

Um transporte coletivo para todos

A presença dos idosos em nossos veículos nos impulsiona a criar um ambiente cada vez mais inclusivo. 

Acreditamos que um transporte público de qualidade é um direito de todos. Por isso, investimos continuamente em melhorias para garantir que nossos veículos sejam cada vez mais acessíveis e acolhedores.

Sempre que necessário, auxilie os idosos nas linhas da Biguaçu Transportes Coletivos!

Se for necessário, auxilie um(a) idoso(a) que possa estar precisando da sua ajuda, e quando necessário ceda o seu lugar para ele(a). Lembre-se que você faria o mesmo pelo seu avô ou avó e um dia você também será um idoso. 

Se for necessário, entre em contato com a nossa equipe pelo nosso WhatsApp (48)3954-7200 ou pela nossa Ouvidoria.