Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

NOTÍCIAS

Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

Os transportes coletivos atuam como aliados no deslocamento dos passageiros pela cidade. 

Ao aderir a esse modelo de transporte, os usuários auxiliam no congestionamento das cidades - afinal, mesmo ainda usando combustível fóssil (diesel), quanto menor o número de carros, mais rápido o trânsito pode andar - e na poluição ambiental das mesmas - isso porque, ao diminuir o número de carros nas ruas, os gases nocivos (como o CO²) liberados pelos mesmos, bem como o uso de borracha, latarias e recursos ambientais (como o petróleo) iriam diminuir.

Nesse mesmo sentido, uma vez com o número reduzido de automóveis nas ruas, o número de acidentes de trânsito também passaria por mudanças. Somente em 2020, segundo dados do Portal do Trânsito, foram registrados 89.028 acidentes nas estradas do Brasil. 

Com a adesão do transporte público e apenas o uso necessário e conscientes de outros veículos, muitos desses acidentes automobilísticos - e fatalidades - poderiam ser evitados.  

 

 

Somando-se a isso, com a redução da circulação de carros e motos, as pessoas teriam mais tempo para se dedicar aos seus trabalhos, uma vez que sua jornada seria diminuída com a diminuição dos engarrafamentos.

 

 

Com as vias “livres”, mais espaços urbanos poderiam ser destinados para a mobilidade de pedestres e ciclistas, voltando a atenção para melhorias infra-estruturais dos espaços que os mesmos utilizam.

 

Esta imagem captada pela Prefeitura de Florianópolis mostra a proporção quando se compara o espaço ocupado por 1 ônibus e 32 carros no mesmo espaço na Ponte Hercílio Luz. Valorizar e priorizar o transporte coletivo também é pensar nos reflexos positivos na mobilidade urbana, já que um ônibus pode aproximadamente retirar 32 carros das vias urbanas. 

Fonte: Facebook da Prefeitura de Florianópolis.

 

Como um adendo ao uso eletivo dos transportes públicos, a emissão de dióxido de carbono poderia cair em até 40% até 2050, segundo estudos da Universidade da Califórnia. Com o uso de bicicletas e com a aderência de caminhadas, as redes de transporte teriam ainda mais as vias urbanas livres para o seu melhor funcionamento.

 

A iniciativa deve começar em algum lugar, e a Biguaçu Transportes Coletivos, pensando na maior mobilidade de seus usuários, implantou o novo cartão “Grande Floripa + Integrada”, que permitirá o uso do mesmo cartão para diferentes empresas da região da Grande Florianópolis.

 

 

Foi utilizada no projeto a mais moderna tecnologia de bilhetagem eletrônica para a integração: seu uso se dá nas catracas eletrônicas, onde os usuários do sistema passarão a ter dentro dos ônibus um equipamento que proporcionará maior facilidade através das diferentes formas de pagamento das passagens.

O sistema traz a telemetria da frota de ônibus para que, através do aplicativo, o usuário possa saber em tempo real o horário que passará o próximo ônibus e quanto tempo ele levará para chegar ao ponto de embarque (ainda em fase de implementação).

 

 

Outras perguntas sobre o novo cartão Floripa + Integrada podem ser sanadas em nosso artigo: “Perguntas frequentes sobre o cartão Grande Floripa + Integrada”



Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.

Veja no vídeo abaixo como é fácil acessar as linhas, horários e itinerários em nosso site!