Dicas de cuidados com os seus pertences nos ônibus

NOTÍCIAS

Dicas de cuidados com os seus pertences nos ônibus

O transporte coletivo, como o próprio nome diz, é um local de convívio comum, compartilhado por muitas pessoas. Em espaços como esse, é necessário ter algumas condutas de convivência, para colaborar com o bem-estar de todos. Adotar práticas de educação no ônibus, como andar com seus pertences respeitando o espaço dos outros, ajuda a deixar o trajeto mais agradável. 

Antes de embarcar no ônibus, já tenha a passagem separada em mãos, dando preferência pelo uso do cartão ao invés do dinheiro. Isso agiliza a entrada e evita filas na catraca.  

Ao entrar, procure sentar perto da janela quando os dois assentos da fileira estiverem disponíveis, facilitando para os próximos passageiros. Não use o assento vazio para colocar seus pertences, principalmente quando o ônibus estiver cheio.

Quando todos os assentos estiverem ocupados, evite permanecer no meio do corredor. Busque espaços que não atrapalhem a passagem, ocupando primeiro o fundo do veículo. Se possível, retire a mochila ou a bolsa dos ombros ao permanecer em pé e enquanto estiver transitando no ônibus. E em dias de chuva, evite abrir e fechar sombrinhas molhadas dentro do ônibus. 

Essas práticas evitam acidentes e desconfortos, permitem que o fluxo entre os assentos e as portas fique livre, além de não gerar aglomeração próximo à catraca nem dificultar o embarque. 

Deixar o caminho livre é uma forma de respeitar o espaço dos outros passageiros.

Deixar o caminho livre é uma forma de respeitar o espaço dos outros passageiros.

Outros cuidados também contribuem para uma boa convivência no transporte coletivo: usar fone de ouvido para escutar música, áudios e vídeos; manter a limpeza do interior do ônibus, não jogando lixo no chão nem danificando os assentos; além dos cuidados de higiene que evitam transmissão de vírus e bactérias, como cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, manter distanciamento quando possível, usar álcool em gel e usar máscara (que apesar de não ser obrigatório ainda é recomendado).

Embora seja tolerada muitas vezes, a venda de produtos é proibida dentro dos veículos. A menos que seja entre apenas duas pessoas, não é permitido a venda de produtos sendo oferecida para os passageiros. 

Aja com gentileza

Se possível e achar conveniente e adequado para o momento, aja com gentileza com todos os passageiros que estão no mesmo ônibus. Veja algumas formas de ser gentil:

  • Se estiver sentado, ofereça o assento para pessoas mais velhas ou com mobilidade reduzida;
  • Aja sempre com educação com os motoristas, cobradores e todos os passageiros;
  • Se estiver sentado e não for lhe atrapalhar, ofereça segurar uma bolsa, pasta ou outro objeto que outro passageiro de pé esteja carregando;
  • Se encontrar uma pessoa com dificuldade de carregar uma bolsa, subir no ônibus ou se locomover, caso possa, ofereça ajuda. Lembre-se de que poderia ser um familiar ou amigo na mesma situação;
  • Tenha paciência quando os colaboradores precisam usar o elevador para que uma pessoa com deficiência entre no ônibus.
  • Se você é homem, assegure-se de quando passar por uma senhora ou senhorita, passe de costas para não gerar constrangimento e desconforto para elas;
  • Se você é mais alto e alcança a barra superior do ônibus, deixe as alças extensoras livres para quem tem menor estatura. Quando for o caso, puxe a corda de alerta para desembarque.

Os colaboradores da Biguaçu Transportes Coletivos sempre são orientados sobre o bom atendimento, além de serem cobrados quando constatado que não estão sendo cordiais com os passageiros. Caso encontre algum problema neste sentido, não hesite em informar à nossa Ouvidoria sobre o problema encontrado, relatando em detalhes o número do ônibus, linha e horário da ocorrência. 

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.