Faixa exclusiva e preferencial: entenda as diferenças e a importância

NOTÍCIAS

21/04/2021
Faixa exclusiva e preferencial: entenda as diferenças e a importância
Faixas exclusivas - Biguaçu Transportes Coletivos

Você sabe a diferença entre faixas e pistas exclusivas e preferenciais? As diferentes formas de priorizar uma pista de rolamento para um determinado veículo pode alterar todo o funcionamento diário da mobilidade urbana das cidades. 

Por isso, a Biguaçu Transportes Coletivos traz um artigo sobre as diferenças e a importância de cada uma para a priorização do transporte público nas cidades.
- Faixas e pistas exclusivas e preferenciais;
- Importância para o transporte público e mobilidade urbana da cidade.

 

Faixas e pistas exclusivas e preferenciais

As pistas são vias separadas por obstáculos físicos, enquanto as faixas são separadas por uma pintura no chão. Portanto, pistas exclusivas são vias com uma separação física, destinadas somente para determinados veículos. A exclusividade pode ser para transportes públicos, ônibus em geral, caminhões ou qualquer outra necessidade da cidade ou até mesmo momentânea.

Já as faixas exclusivas seguem o mesmo sentido, porém não possuem um obstáculo físico, o que pode fazer com que veículos não permitidos utilizem a faixa quando não há permissão. É importante frisar que, mesmo sem o obstáculo físico, o uso de uma faixa exclusiva por veículos não permitidos acarreta em multa de R$293,47 e é considerada infração gravíssima, marcando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a CNH (valor referente à 2021).

As faixas preferenciais são as faixas em que existe variação no uso, sendo utilizada preferencialmente para o transporte público em determinados períodos, geralmente horários de pico e sendo liberada para qualquer veículo em outros momentos.

No caso de uma pista de rolamento exclusiva ou preferencial, é necessária a sinalização de início e de fim determinando a proibição do acesso de veículos não exclusivos à pista.

Entenda na imagem:


Ilustração exemplificando diferenças entre pista e faixas exclusivas e preferenciais.

 

Importância para o transporte público e mobilidade urbana da cidade

Com a priorização do transporte público no trânsito, toda a cidade se beneficia. Ao implementar faixas e pistas exclusivas ou preferenciais, ocorre a otimização do tempo dos passageiros e do uso dos veículos pelas empresas de transporte. Assim, é possibilitada a ampliação de frotas, redução de gastos em combustíveis e maior otimização do tempo de trabalho dos motoristas e cobradores.

Além disso, é possibilitada a integração entre empresas e linhas, de forma a economizar e otimizar os percursos. Em resumo, uma cadeia de efeitos pode ser gerada para que mais pessoas optem pelo transporte público e, assim, ocorra uma melhoria na mobilidade urbana das cidades.

Essas medidas são essenciais a serem tomadas em cidades com gargalos de trânsito, como as da Grande Florianópolis e devem ser feitas pelas prefeituras responsáveis. Dessa forma, toda a população é beneficiada.

 

A Biguaçu preza pela sua comodidade

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para garantir o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200.