Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

NOTÍCIAS

13/09/2021
Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

Os transportes coletivos atuam como aliados no deslocamento dos passageiros pela cidade. 

Ao aderir a esse modelo de transporte, os usuários auxiliam no congestionamento das cidades - afinal, mesmo ainda usando combustível fóssil (diesel), quanto menor o número de carros, mais rápido o trânsito pode andar - e na poluição ambiental das mesmas - isso porque, ao diminuir o número de carros nas ruas, os gases nocivos (como o CO²) liberados pelos mesmos, bem como o uso de borracha, latarias e recursos ambientais (como o petróleo) iriam diminuir.

Nesse mesmo sentido, uma vez com o número reduzido de automóveis nas ruas, o número de acidentes de trânsito também passaria por mudanças. Somente em 2020, segundo dados do Portal do Trânsito, foram registrados 89.028 acidentes nas estradas do Brasil. 

Com a adesão do transporte público e apenas o uso necessário e conscientes de outros veículos, muitos desses acidentes automobilísticos - e fatalidades - poderiam ser evitados.  

 

 

Somando-se a isso, com a redução da circulação de carros e motos, as pessoas teriam mais tempo para se dedicar aos seus trabalhos, uma vez que sua jornada seria diminuída com a diminuição dos engarrafamentos.

 

 

Com as vias “livres”, mais espaços urbanos poderiam ser destinados para a mobilidade de pedestres e ciclistas, voltando a atenção para melhorias infra-estruturais dos espaços que os mesmos utilizam.

 

Esta imagem captada pela Prefeitura de Florianópolis mostra a proporção quando se compara o espaço ocupado por 1 ônibus e 32 carros no mesmo espaço na Ponte Hercílio Luz. Valorizar e priorizar o transporte coletivo também é pensar nos reflexos positivos na mobilidade urbana, já que um ônibus pode aproximadamente retirar 32 carros das vias urbanas. 

Fonte: Facebook da Prefeitura de Florianópolis.

 

Como um adendo ao uso eletivo dos transportes públicos, a emissão de dióxido de carbono poderia cair em até 40% até 2050, segundo estudos da Universidade da Califórnia. Com o uso de bicicletas e com a aderência de caminhadas, as redes de transporte teriam ainda mais as vias urbanas livres para o seu melhor funcionamento.

 

A iniciativa deve começar em algum lugar, e a Biguaçu Transportes Coletivos, pensando na maior mobilidade de seus usuários, implantou o novo cartão “Grande Floripa + Integrada”, que permitirá o uso do mesmo cartão para diferentes empresas da região da Grande Florianópolis.

 

 

Foi utilizada no projeto a mais moderna tecnologia de bilhetagem eletrônica para a integração: seu uso se dá nas catracas eletrônicas, onde os usuários do sistema passarão a ter dentro dos ônibus um equipamento que proporcionará maior facilidade através das diferentes formas de pagamento das passagens.

O sistema traz a telemetria da frota de ônibus para que, através do aplicativo, o usuário possa saber em tempo real o horário que passará o próximo ônibus e quanto tempo ele levará para chegar ao ponto de embarque (ainda em fase de implementação).

 

 

Outras perguntas sobre o novo cartão Floripa + Integrada podem ser sanadas em nosso artigo: “Perguntas frequentes sobre o cartão Grande Floripa + Integrada”



Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.

Veja no vídeo abaixo como é fácil acessar as linhas, horários e itinerários em nosso site!