Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

NOTÍCIAS

Entenda como os transportes coletivos podem garantir maior segurança no trânsito

Os transportes coletivos atuam como aliados no deslocamento dos passageiros pela cidade. Ao aderir a esse modelo de transporte, os usuários auxiliam a aliviar o congestionamento das cidades, já que, quanto menor o número de carros, mais rápido o trânsito pode fluir. 

Aliado à mobilidade urbana: O transporte coletivo assume um papel fundamental na dinâmica das cidades, oferecendo uma solução eficiente para o deslocamento da população. Ao optar por essa modalidade, os cidadãos se tornam agentes ativos na transformação urbana, contribuindo para diversos benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida e na sustentabilidade.

Descongestionamento das vias: A migração do transporte individual para o coletivo é crucial para reduzir o congestionamento, um problema crônico que assola as grandes cidades. Com menos carros nas ruas, o fluxo de veículos se torna mais ágil, diminuindo o tempo de deslocamento para todos. Segundo estudos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a substituição de apenas 10% dos carros por ônibus em São Paulo pode reduzir o tempo de viagem em até 30%.

Sustentabilidade ambiental: A utilização do transporte coletivo se configura como uma importante ferramenta na luta contra a poluição ambiental. A diminuição do número de veículos nas ruas significa menos emissão de gases poluentes, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa. Além disso, o consumo de recursos naturais, como combustíveis fósseis e materiais para a produção de carros, é consideravelmente reduzido.

Segurança no trânsito: A redução do número de carros nas vias contribui diretamente para a segurança no trânsito. Menos veículos em circulação significa menor probabilidade de acidentes, que causam milhares de mortes e ferimentos todos os anos no Brasil. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, em 2020, foram registradas mais de 42 mil mortes no trânsito brasileiro. A adesão ao transporte coletivo pode ser um importante aliado na redução desse número.

Otimização do tempo: O tempo perdido em congestionamentos é um problema que afeta milhões de pessoas diariamente. Ao optar pelo transporte público, os cidadãos podem otimizar o tempo de deslocamento, aproveitando-o para atividades mais produtivas e prazerosas. Estudos indicam que, em média, um usuário de transporte público economiza até 2 horas por dia em comparação com quem utiliza o carro particular.

Economia e inclusão social: O transporte coletivo se destaca como a opção mais econômica para a maioria da população. As tarifas são geralmente acessíveis, especialmente quando comparadas aos custos de manutenção de um veículo particular. Além disso, o transporte público garante o acesso à locomoção para pessoas que não possuem condições de adquirir um carro, promovendo a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Acessibilidade e conforto: Os sistemas de transporte coletivo estão em constante evolução, buscando oferecer mais acessibilidade e conforto aos usuários. Investimentos em infraestrutura, como a construção de terminais modernos e a integração entre diferentes modais de transporte, garantem uma experiência de viagem mais agradável e eficiente.

Tecnologia e inovação: A aplicação de tecnologias inovadoras, como aplicativos de informação e pagamento, contribui para a otimização do serviço de transporte público. Isso facilita o planejamento de viagens, reduz o tempo de espera e torna a experiência do usuário mais prática e segura.

Cidadania e responsabilidade social: A escolha do transporte coletivo demonstra um compromisso com a cidadania e a responsabilidade social. Ao optar por essa modalidade, os indivíduos contribuem para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e seguras, beneficiando toda a comunidade.

Com as vias “livres”, mais espaços urbanos poderiam ser destinados para a mobilidade de pedestres e ciclistas, voltando a atenção para melhorias na infraestrutura desses espaços. Isso torna a cidade visualmente mais agradável, promove o uso de transportes alternativos, como a bicicleta, e incentiva atividades ao ar livre, construindo uma comunidade mais ativa e saudável. 

 

espaço ocupado por 1 ônibus e 32 carros no mesmo espaço na Ponte Hercílio Luz

 

Esta imagem, captada pela Prefeitura de Florianópolis, mostra a proporção quando se compara o espaço ocupado por 1 ônibus e 32 carros no mesmo espaço na Ponte Hercílio Luz. Valorizar e priorizar o transporte coletivo também é pensar nos reflexos positivos na mobilidade urbana, já que um ônibus pode aproximadamente retirar 32 carros das vias urbanas. 

 

No vídeo acima, produzido pela Biguaçu Transportes Coletivos, pode ser clara a noção de como as faixas exclusivas podem auxiliar na segurança e mobilidade no trânsito.

 

Como um adendo ao uso eletivo dos transportes públicos, a emissão de dióxido de carbono poderia cair em até 40% até 2050, segundo estudos da Universidade da Califórnia. Com o uso de bicicletas e com a aderência de caminhadas, as redes de transporte teriam ainda mais vias urbanas livres para o seu melhor funcionamento.

A iniciativa deve começar em algum lugar, e a Biguaçu Transportes Coletivos, pensando na maior mobilidade de seus usuários, implantou o cartão Grande Floripa + Integrada, que permite o uso do mesmo cartão para diferentes empresas da região da Grande Florianópolis.

Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você

A Biguaçu Transportes Coletivos prioriza você para o melhor atendimento. Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, acesse a nossa Ouvidoria.

Em caso de dúvidas quanto a linhas e horários de ônibus, faça contato por meio do WhatsApp pelo número (48) 3954-7200 ou telefone.