Dia do Esportista: Conheça a história da data comemorativa

NOTÍCIAS

19/02/2021
Dia do Esportista: Conheça a história da data comemorativa
Dia do Esportista

No dia 19 de Fevereiro é comemorado o Dia do Esportista no Brasil. A data celebra a prática esportiva desde 1993 e tem grande importância para atletas e amantes dos esportes. 

 

Conheça a história do Dia do Esportista e a importância da prática esportiva neste artigo:

- Quando a prática esportiva surgiu?;

- O Dia do Esportista;

- A importância da prática de esportes durante a pandemia.

 

Quando a prática esportiva surgiu?

Os seres humanos foram feitos para se movimentar. Por isso, a prática de esportes é um fenômeno mundial quando falamos de entretenimento e saúde. No Brasil, segundo o Ministério do Esporte do Brasil, em 2013 quase metade dos brasileiros que praticavam atividades físicas eram adeptos a algum esporte. 

 

Apesar de ser difícil dizer com precisão quando o esporte surgiu, historiadores afirmam que desde a antiguidade os povos já praticavam esportes como forma de agradar os deuses por meio da competição.

 

O primeiro registro de prática esportiva é datado de mais de 4000 anos antes de Cristo, na China Antiga. Ou seja, mais de 6000 anos atrás! O registro é da prática na modalidade ginástica. Já por volta de 1850 antes de Cristo, foi descoberto no Egito um mural com imagens que mostravam a luta em vários movimentos.

 

Além disso, diversas práticas que hoje são consideradas esportes, antigamente eram técnicas de caça e sobrevivência. São exemplos disso o arco e flecha, salto, corrida e luta.

 

Já a profissionalização dos esportes ocorreu por volta de 580 antes de Cristo, quando começaram a incluir prêmios em dinheiro para os campeões.

 

O Dia do Esportista

A data comemorativa do Dia do Esportista tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática esportiva, visto que o exercício físico leva ao desenvolvimento de uma vida mais saudável.

 

Originalmente, o Dia do Esportista foi criado a partir da Lei Zico, de nº 8.672, em 1993. Em um dos artigos, contava que, no dia 19 de Fevereiro, se comemoraria o Dia do Esportista.

 

Porém, em 1998, a Lei Pelé ou Lei do Passe Livre, de nº 9.615, mudou a data comemorativa para o dia 23 de Junho, com o nome de Dia do Desporto. Com a mudança, a data fica no Dia Mundial do Desporto Olímpico. 

 

Apesar da mudança, o dia 19 de Fevereiro continua sendo considerado pela população para comemorar o esporte e possui grande importância para os atletas e apreciadores, sendo um dia de celebração.

 

A importância da prática de esportes durante a pandemia.

A prática esportiva ou de qualquer exercício físico é essencial em qualquer momento da vida. Porém, durante a pandemia do novo Coronavírus, a importância cresce consideravelmente.

 

Apesar da orientação para que as pessoas evitem sair de casa, não se deve parar de fazer atividades físicas. A Organização Mundial da Saúde, a OMS, recomenda que os exercícios sejam adaptados para uma rotina de vida fisicamente ativa mesmo que feita inteiramente em casa.

 

O estilo de vida sedentário é prejudicial para a saúde e torna o corpo humano mais suscetível a sofrer com a baixa imunidade. Outro ponto importante é que, ao se manter parado, o corpo humano tem maior tendência ao ganho de peso, aumento da pressão arterial, do açúcar e de gordura no sangue. 

 

Como já é conhecido, todas as características ocasionadas pelo sedentarismo estão associadas a uma pior defesa do sistema imunológico quando infectado pela Covid-19.

 

Com a prática física, é possível reduzir a possibilidade de infecção viral. As recomendações da OMS para pessoas saudáveis ou assintomáticas são de, no mínimo, 150 minutos (Duas horas e meia) de atividades físicas por semana para adultos. Já para crianças e adolescentes, o tempo sobe para 300 minutos (5 horas) por semana.

 

Mas, atenção: ao praticar exercícios físicos, seja ao ar livre ou em academias, deve-se seguir os protocolos sanitários de cuidado contra a proliferação do novo coronavírus. Use máscara, utilize álcool em gel e faça distanciamento social.

 

Para a prática de exercícios físicos mais prazerosos, os esportes são altamente recomendados. Além dos benefícios para a saúde física, os esportes ensinam sobre cooperação, paciência, concentração e outros diversos pontos positivos que devem ser levados em conta. A prática também ajuda a controlar a ansiedade na quarentena.

 

Biguaçu Transportes Coletivos apoia a prática esportiva 

A Biguaçu Transportes Coletivos quer estar sempre próxima e atenta aos seus usuários. Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo: Instagram, Facebook, LinkeIn e Twitter.

 

Fique ligado(a) também no nosso site e nas publicações que realizamos nos status do nosso WhatsApp (48) 3954-7200 para avisos urgentes a respeito de obras, atrasos em linhas e demais informações. 

 

Não deixe de conferir no site as linhas retomadas. Biguaçu Transportes: mais de 73 anos fazendo parte da sua história.