Abraço: entenda a importância do gesto

NOTÍCIAS

Abraço: entenda a importância do gesto
Biguaçu Transportes Coletivos

Criados para expressar sentimentos quando faltam palavras, os abraços são capazes de reduzir o estresse e promover a empatia entre as pessoas.

Confira no artigo de hoje quais são os benefícios científicos que um abraço pode ter no corpo, na mente ou no coração.

- O abraço;
- O abraço como pesquisa científica;
- Os benefícios do abraço.

 

O abraço

Seja de saudade, amizade ou amor, o poder de um abraço é inigualável para quem o sente.

Variando conforme as culturas dos diferentes povos ao redor do mundo, o significado do abraço pode desencadear diversas emoções tanto para quem o fornece quanto para quem o recebe.

Apesar disso, os efeitos positivos e colaterais do abraço sempre serão os mesmos para quem se beneficia com o gesto.

Abraçar é considerado por muitos médicos como uma terapia, por acalmar e transmitir confiança àqueles que precisam. Mas você sabe por quê?

 

 

O abraço como pesquisa científica

Em um estudo feito em 2013 pelos pesquisadores da Universidade Médica de Viena, na Áustria, foi concluído que abraçar (e ser abraçado) reduz o estresse, o medo, a ansiedade e, por consequência, a pressão arterial.

Além disso, de acordo com pesquisas feitas na Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos da América, as mulheres possuem um nível mais baixo de cortisol - hormônio responsável por contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial - e, quando abraçam seus companheiros, têm uma baixa na pressão sanguínea.

Dessa forma, o organismo feminino é o mais beneficiado com o abraço. Porém esses benefícios somente virão quando você abraçar alguém que gosta ou então confia.

Caso você receba um abraço de alguém que não goste, o seu corpo irá liberar o efeito inverso do cortisol, causando elevados níveis de estresse no organismo.

Nesses casos, interpreta-se que está ocorrendo uma violação do espaço pessoal, provocando em você uma sensação de ameaça.

Há ainda outros especialistas no assunto que dizem que todos precisam de abraços diários para nossa sobrevivência.

Mas, agora que você já entendeu como, cientificamente, um abraço pode melhorar a sua saúde, conheça quais são os benefícios que eles podem provocar em seu corpo no dia a dia.

 

 

Os benefícios do abraço

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”. Esta frase foi dita pela psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir, e resume o quanto os abraços são importantes na nossa vida.

Alguns benefícios trazidos com eles são:

 

1. Sensação de bem-estar

Dar ou receber um abraço ativa os liberadores da ocitocina, conhecida como hormônio do amor, pois costuma ser enviada ao organismo quando se está perto de seu parceiro ou parceira amorosa, diminuindo os níveis de estresse.

Esse hormônio ajuda a recarregar as baterias emocionais quando se está perto de quem ama. É por isso que as pessoas sentem-se tão bem e relaxadas após um abraço. 

 

2. Prevenção ou ajuda com doenças psicológicas

Os abraços agem como um tipo de “apoio social” e, de acordo com a frequência, podem diminuir os efeitos das doenças psicológicas relacionadas ao estresse.

Os médicos evidenciam que as pessoas que foram mais abraçadas na infância demonstram menos sintomas de estresse na vida adulta

A afeição física entre um casal também ajuda a atenuar as reações quanto às situações estressantes do dia a dia e contribui para reduzir a ansiedade.

Dessa forma, quem sofre com ansiedade (ou até mesmo com depressão), mas possui ajuda da família e dos amigos, é parcialmente protegido dos efeitos inversos do cortisol quando abraçado por quem confia.

 

3. Fortalecimento da saúde

Os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, consequentemente o risco de doenças cardíacas.

Isso ocorre porque a pele possui uma rede de centros de pressão que ficam em contato com o cérebro por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive o coração.

Um abraço também é capaz de fortalecer o sistema imunológico por meio da ativação de glândulas que regulam e equilibram a produção de glóbulos brancos, contribuindo para a manutenção da imunidade.

Outro benefício é o fato de que abraçar alguém relaxa os músculos, ajudando a diminuir a tensão no corpo, te deixando mais calmo e relaxado.

 

4. Transmissão de emoções

O carinho transmitido por um abraço é uma fonte de bem-estar, como já dito anteriormente, e faz com que o receba libere emoções positivas no organismo, portanto, quando você abraça, você comunica a outra pessoa que sente afeição por ela. 

Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar ocitocina, aumentando os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade, ajudando a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.

O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente humana, fazendo com que tenhamos uma sensação de felicidade e alegria

Não importa se você está abraçando ou sendo abraçado, a simples conexão física com o outro já nos deixa mais felizes.

Os abraços ainda ajudam a cultivar a paciência e demonstrar apreço, além de estimular a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, associado ao bom humor.

 

5. Oferta de proteção em relacionamentos

O toque carinhoso de um abraço ajuda a criar uma sensação de segurança, já que nos sentimos totalmente protegidos quando abraçamos alguém que amamos.

As sensações táteis dos abraços protetores que recebemos de familiares e de amigos na infância se mantêm no sistema nervoso quando adultos, ajudando a aumentar os sentimentos de confiança, autoestima e amor próprio.

Ainda, a  troca de energia que ocorre durante um abraço ajuda a criar empatia e compreensão dentro de relacionamentos. 

Dessa forma, as relações se fortalecem e adquirem níveis mais profundos, trazendo maior felicidade em todas as áreas de nossas vidas.

Os relacionamentos são parte fundamental da vida humana, até porque amar e ser amado é algo que todos buscam, e os abraços podem ser parte importante deste objetivo.

Portanto, já sabe, né? Cultivar bons relacionamentos e muitos abraços só irá trazer benefícios para a sua saúde!

Gostou de todas essas informações? Envie o artigo para quem você gosta de abraçar!

 

 

Biguaçu Transportes Coletivos sempre com você!

Precisa dar aquele abraço gostoso em um amigo ou então em algum familiar? A Biguaçu Transportes Coletivos quer estar sempre próxima e atenta aos seus usuários!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkeIn e Twitter. Não deixe de acompanhar as notícias sobre nossas linhas de ônibus aqui pelo site ou então pelo status do nosso WhatsApp.